domingo, 19 de junho de 2011

Memórias da Parahyba: Das Neves a João Pessoa

O documentário é uma representação parcial e subjetiva da realidade. No entanto, o uso dos depoimentos contribui para o resgate da opinião pública, explicitando paralelamente contextos sócio-culturais da história.
Ao pretendermos realizar um documentário sobre as mudanças do nome da capital da Paraíba queremos demonstrar que, ao contrário de outras capitais do país, João Pessoa tem sua denominação oriunda de um acontecimento histórico de profunda relevância que é muito pouco conhecido, vivido e percebido pela grande maioria da população que nela vive.
A comunidade local desconhece as razões, os fatos ou mesmo as condições políticas que resultaram em tantas mudanças do nome da capital de Paraíba tampouco a instituição das cores e do símbolo de nossa bandeira. O mais grave é que, no âmbito das escolas públicas ou privadas - carentes de material didático sobre a história local – são formados cidadãos que não possuem elementos para a construção de sua identidade local. O que temos é uma noção pré-estabelecida, factual, relatos parciais que não atendem às contribuições teóricas e metodológicas que norteiam o ensino da História hoje.
Para o cumprimento fiel do que se propõe é necessário fazer uma alocação, dentro do universo de pessoas cuja trajetória aponta conhecimentos acerca da história da Paraíba e em particular da cidade de João Pessoa.
É necessário que todos tenham o direito a um conhecimento democrático, crítico e significativo, para que assim possamos ter a ciência do real valor das nossas referências histórica para a construção de nossas identidades. Ademais, sem a consciência de nossa identidade, inviabiliza-se a participação na construção de uma política coerente com nossos anseios, culturalmente crítica e democraticamente possível.

Aguardem!!! Em breve será lançado o documentário "Memórias da Parahyba: Das Neves a João Pessoa".

Mabel Petrucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário